quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O motor magnético.

Apesar do assunto moto-contínuo ser considerado um símbolo da utopia, devido ao fato de ir contra a segunda lei da termodinâmica, que diz que não se pode extrair energia de algo que está a mesma temperatura, e também por contrariar a primeira lei da termodinâmica, que informa que a energia não pode ser criada nem destruída, acho uma possibilidade que, de tão simples, talvez tenha passado despercebida por mentes mais acostumadas à complexidade.
O motor magnético.


Um amigo me mandou a dica deste video, realizado na Universidade de Tecnologia de Delft na Holanda. Este video registra a primeira exibição oficial do motor magnético. Embora a premissa beirasse o conceito do moto-contínuo – uma impossibilidade na física Clássica perseguida com obstinação por milhares de pessoas através dos séculos - talvez estivéssemos no limiar de uma era onde os conhecimentos científicos aplicados a novas descobertas acerca dos mistérios dos supercondutores e do magnetismo poderiam nos levar a um grau de otimização energética tamanha que aos olhos de um leigo seria como se o moto contínuo fosse realmente inventado.


O motor magnético está sendo pesquisado pelo MIT. Como podemos ver, os maiores centros de tecnologia do mundo vem investindo pesadas somas na tentativa de obtenção de energia de baixo custo. Isso é visão de futuro, isso é pensamento estratégico. E isso expõe muito claramente o abismo existente entre o primeiro mundo e os países emergentes.
Após a exibição do funcionamento do motor magnético ante aos olhos estupefatos de 30 cientistas, o motor foi pacientemente desmontado peça por peça.
A conclusão óbvia que podemos chegar vendo este modelo em escala operando gratuitamente é que “a energia grátis” só não será uma realidade graças a perfidiosa cobiça humana.
Isso será adotado? Eu duvido muito. A ciência é algo maravilhoso, mas esbarra em dogmas religiosos de um lado e em implicações econômicas muito fortes do outro. Da mesma forma que o gênio Nikola Tesla, movido por um idealismo humanista utópico cometeu o maior erro de sua carreira ao tentar prover energia grátis para todo o planeta Terra, os sonhos da energia grátis com base no motor magnético irão falhar miseravelmente.
Os grandes grupos que concentram o poder no mundo o fazem com base na questão energética. A energia é o que está por trás das reservas de petróleo e as respectivas guerras, a disputa por territórios e dinheiro. A questão energética afeta o desenvolvimento global como poucos elementos podem afetar.
Saber se um invento dá certo ou não, é complexo, mas alguns indicadores simples podem dar pistas sobre o que o destino reserva a certos inventos. Tipo: Se ele deixar alguém rico, tem boa chance de dar certo. Se ele deixar muita gente rica, tem uma altíssima chance de dar certo, mas se o invento tirar o dinheiro fácil de quem já vem ganhando há séculos, há uma boa, aliás, gigantesca chance de o inventor dar com os burros n´água.
Eu creio que não adianta criar algo sensacional, tão incrível que até parece mágica do David Blaine e não conseguir vender. Se eles conseguirem mostrar que com isso é possível lucrar muito mais, dando a ganhar aos caras que já vem ganhando há séculos com a energia, então há de fato uma chance de assistirmos ao limiar de uma nova era energética no mundo.
É importante ressaltar que isso NÃO É um moto contínuo. É um motor de alta eficiência. A premissa do moto contínuo é gerar energia espontaneamente. Neste caso pelo que eu entendi o cara dá uma única martelada e essa energia é multiplicada por uma complicada caixa de redução magnética no interior do equipamento, resultando em um absurdo aproveitamento da energia. De fato, parece bom demais para ser verdade, mas se os cientistas e professores da Universidade de Delft não acharam que é uma fraude, quem sou eu para achar qualquer coisa?
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

Nenhum comentário:

Postar um comentário