domingo, 15 de maio de 2011

Transformação de Energia Cinética em Energia Térmica: Como um Jumbo de 500 toneladas testa seus freios.

Veja este incrível vídeo mostrando o que acontece quando a Boeing decide certificar que os freios de carbono do 747-8 funcionam, mesmo nas piores condições possíveis. Especificamente, foi preciso simular o pior: uma decolagem abortada sem usar os reversores para auxiliar a frenagem. O resultado? Freios a 1400 graus centígrados !
O 747-8 é o mais recente e mais econômico dos Jumbos da Boeing. Como parte dos procedimentos de testes, eles precisam colocar carga máxima no trem de pouso para assegurar que tudo funcionará em uma frenagem de emergência.
Para simular a pior condição possível, a aeronave foi abastecida com a capacidade total de combustível. O piloto acelerou até atingir a velocidade de decolagem, 360 km/h e depois sentou o pé nos freios que ficaram completamente tostados como se fosse parte de uma decolagem abortada.
Normalmente o piloto tentaria usar o reversor de empuxo nas turbinas para parar o avião, e as equipes de incêndio estariam prontas em três minutos para apagar o fogo. Nessa experiência, eles simulam uma situação em que os reversores não funcionam e as equipes de incêndio levarão cinco minutos para aparecer.
O resultado? O jato parou a cerca de 230 metros antes do limite estimado, enquanto os freios incandesciam a 1400 graus centígrados.
Este é um belo exemplo de transformação de energia cinética em energia térmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário