quinta-feira, 15 de março de 2012

O 'Trânsito de Vênus'.

Figura 1 - Um casal vendo o trânsito em 1769
Trânsito de Vênus
Em 5 de junho de 2012, você vai ver o planeta Vênus e como ele se move sobre a face do sol da manhã. Esta singularidade astronômica tem desempenhado um papel muito importante ao longo dos últimos séculos, dando aos cientistas uma maneira de entender o tamanho do sistema solar.
Há alguma evidência de que os antigos babilônios viram e registraram em um manuscrito algo sobre Vênus e o Sol no século 16 aC, mas o registro não é claro. É justo dizer que, embora
Galileu da Galiléia  com seu telescópio, em 1610, foi o primeiro ser humano a ver realmente Venus como mais do que apenas um ponto de luz brilhante no céu. Johannes Kepler, por sua vez, foi sacudindo o mundo com a utilização meticulosa dos dados astronômicos reunidos por Tycho Brahe. Ele previu que Vênus passaria na frente do Sol em 06 de dezembro de 1631, mas, infelizmente, o trânsito não era visível da Europa toda.
A primeira aparição registrada deste trânsito foi pelo clérigo britânico, Horrocks Jeremias, e seu amigo William Crabtree, em 04 de dezembro de 1639, só que Horrocks previu matematicamente, usando dados melhores do que Kepler.
Os cientistas descobriram que poderiam usar o trânsito para avaliar o tamanho do sistema solar! Como sabemos que a distância real do Sol à Terra é de 93 milhões de quilômetros e não, digamos, 153 milhões ou 23 milhões? Em 1663, o matemático Rev. James Gregory sugeriu que um cálculo mais preciso da distância Terra-Sol poderia ser feito durante o trânsito de Vénus. Ele acabou por ser mais difícil do que o previsto, mas durante os trânsitos subseqüentes, o foco em Vênus levou a uma descoberta ainda mais emocionante.
Durante o trânsito de 05 de junho de 1761, observado por 176 cientistas de todo o mundo, o russo Mikhail Lomonosov astrônomo (1711-1765) descobriu uma coisa muito estranha. Em vez de o disco muito negro de Vênus resvalar para borda brilhante do Sol, ele realmente cresceu um
breve halo de uma bonita luz em torno de sua borda escura. Este fenômeno foi exatamente o que eles esperariam ver para saber se Vénus tinha uma atmosfera!
Em 1769,
foram previstas muitas expedições internacionais  de observações. A mais famosa expedição foi liderada pelo capitão James Cook, que montou um posto de observação no Tahiti com seu navio, o Endeavour. Os astrônomos da expedição, com a ajuda de um destacamento de fuzileiros navais, criaram um observatório em um ponto alto do terreno acima da baía (ainda conhecido como "Ponto de Vênus") e fizeram muitas medições de trânsito. Mais tarde, descobriu-se que na Nova Zelândia, eles ficaram presos na Grande Barreira de Corais durante várias semanas, e exploraram muitas das costas então desconhecidos da Austrália. Cook e sua tripulação completaram sua viagem ao redor da Terra e chegaram a Inglaterra com segurança e em triunfo. A expedição estabeleceu a fama de Cook como um marinheiro e explorador.
O trânsito que veio a seguir, em 6 de dezembro de 1882, apareceu nas primeiras páginas de todos os jornais nacionais e internacionais! Milhares de fotos foram tiradas com calibrações melhoradas. Apenas alguns poucos astrônomos foram de confiança para realizar os cálculos complexos a partir dos dados resultantes. Em 1896, o valor Simon Newcomb, uma distância da Terra ao Sol de 92.702.000 de mais ou menos 53,700 quilômetros, foi adotada pela comunidade científica internacional. Hoje a maioria dos livros didáticos relatam a Unidade Astronômica (UA ou) como "93 milhões de milhas."
O trânsito de Vénus tem continuado a produzir novas informações fascinantes para os cientistas e o público. Aproveite esta oportunidade única de fazer as suas próprias observações e cálculos pois a próxima será somente em 2117 !!


http://sunearthday.nasa.gov/2012/transit/transitofvenus.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário