terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tecnologia: a caminho do futuro !

Fiat 500 aparece 100% limpo em Detroit
A ideia da marca italiana é comercializar o urbaninho nos EUA, por meio, da planta da Fiat instalada no México.

A Fiat está aproveitando o espaço da Chrysler, em Detroit, para mostrar aos EUA as suas novidades. Para chamar a atenção do público que visitará a 22ª edição do Salão a italiana destacou em seu estande um protótipo do Fiat 500, denominado de BEV (battery electric vehicle).
Nos últimos três anos, antes da fusão das marcas, Chrysler e Fiat já estavam desenvolvendo, em conjunto, motores elétricos. De acordo com as informações oficiais, o Fiat 500 é apenas um conceito. Não existe previsão de ele ingressar no mercado.
Texto: Rodrigo Samy
Fotos: Divulgação

UC? pode ser o primeiro Rinspeed de produção em série.
Modelo urbano elétrico que se alia à internet e ao transporte ferroviário já teria sua fabricação em discussão com parceiros.

O Salão de Genebra deste ano, que começa no dia 4 de março, terá, como de costume, uma atração da Rinspeed, empresa que todo ano surpreende com alguma ideia diferente, caso dos modelos Splash, eXasis, Senso, sQuba e iChange. Todos, sem exceção, fazem parte apenas da garagem de seu criador, Frank M. Rinderknecht, mas o conceito deste ano, o UC? (Urban Commuter, urbaninho, ou “You see?”, expressão que quer dizer “Entendeu?”), deve se tornar primeiro a ganhar produção em série.
Apesar de não entrar em detalhes sobre preço e previsão de vendas do carro, a Rinspeed diz que as negociações para produzir o urbaninho de dois lugares e 2,50 m de comprimento estão bem adiantadas. O que a empresa conta com gosto são os detalhes interessantes de seu novo conceito.
Para começar, o UC? não tem volante, mas sim um joystick. Também não deve ter acelerador ou freio, já que o joystick pode controlar todas estas funções, além da direção, como no MDI AIRPod. A velocidade máxima do carrinho, que é elétrico, como já dissemos, chega a 110 km/h, enquanto a autonomia máxima é de 120 km (sempre menor quanto mais se abusa do acelerador). O torque é de 124 Nm, excelente para um carro tão pequeno.
O que o carrinho traz de inovador é o fato de ser integrado ao sistema ferroviário. Em outras palavras, quem quiser ir mais longe estacionará o UC? em um vagão especial e viajará em altas velocidades (nos trens-bala europeus) enquanto o carrinho é recarregado para continuar a viagem até o destino específico de seu motorista. O que a Rinspeed quer é integrar o transporte individual e o coletivo. Se der certo, pode ser uma experiência a repetir em outras partes do mundo.
Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação

Um comentário:

  1. A IDÉIA DE RECARREGAR EM VAGÕES ESPECIAIS EM VIAS FERREAS....É GENIAL!!!!!mAS DEMORARÁ MTO ATÉ PODERMOS TER ACESSO ,POR AQUI!!!!!!uMA PENA!!!!!

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