terça-feira, 9 de março de 2010

Carros feitos em aço inoxidável. De volta para o futuro ?

Na foto ao lado vê-se a reprodução de um anúncio da Allegheny Steel Company (produtora de aços inoxidáveis) chamando a atenção para as capacidades do aço inoxidável, como demonstrado por este  1931 Standard Tudor Sedan especial, produzido pela Ford Motor Company, em colaboração com Allegheny Steel.
Novamente em 1935, os oficiais da divisão de aço Allegheny Ludlum e a companhia do Ford Motors colaboraram em uma experiência que se transformou num legado e um tributo a um dos metais mais dinâmicos. Allegheny Ludlum, um produtor pioneiro do aço inoxidável, propos a idéia de criar um carro de aço inoxidável a Ford. A idéia tomou a forma de um sedan 1936 luxe. Esse carro transformou-se na peça central de uma campanha para expor para o público o metal novo e as suas muitas utilidades. Allegheny Ludlum e a Ford lançaram mais dois modelos inoxidáveis, o Thunderbird 1960 e um Lincoln Continental conver´sivel de 1967  .
Os carros de aço inoxidável eram veículos perfeitos para a consciência crescente da qualidade do metal.  Dos seis carros de aço inoxidável que saíram da linha de fabricação da Ford em Detroit em 1936, quatro existem ainda hoje como prova viva da durabilidade do aço inoxidável. Um está na exposição no centro regional em Pittsburgh, PA. Cada um dos seis originais registrou pelo menos 200.000 milhas nas mãos dos oficiais da Allegheny Ludlum.
A experiência era um sucesso incomparável, a consciência pública do aço inoxidável aumentou muito o uso do metal em automovéis.
Com muitos anos de uso ativo, os metalurgistas e os coordenadores foram ficando espantados com a superioridade do metal prateado. Desde 1960, quando dois Thunderbirds da Ford, de aço inoxidável foram fabricados, eles foram destaque na mídia durante todo ano nos Estados Unidos e na Europa.
O Lincoln conversível de 1967  foi o último dos carros de aço inoxidável produzido pelas companhias Ford Motors e Allegheny Ludlum. Mais uma vez as companhias provaram esse que o aço inoxidável tinha resistência e beleza combinados. Como todo aço inoxidável, não havia nenhuma necessidade de pintura. As propriedades resistentes à corrosão do inoxidável eliminam os problemas causados pela oxidação. Três Lincolns inoxidável foram construídos naquele ano, Allegheny Ludlum retem dois e ainda usa-os para visitas de clientes e eventos especiais.
Mais recentemente inspirado nos carros de aço inoxidável, o cinema apresentou um Pontiac GTO memorável, o DeLorean, estrela do filme De Volta para o Futuro, idealizado por John DeLorean (1925 – 2005). Era feito em aço inoxidável e tinha design assinado por Giorgetto Giugiaro, conceituado designer italiano.
E a última aparição de destaque aconteceu no Salão de Acessórios no Expo Center Norte, em São Paulo no Brasil, onde cerca de 30 Hot Rods foram reunidos, entre as atrações estava um veículo inspirado em um Ford 29 foi construído com aço inoxidável, que garante um brilho prateado à máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário